segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inovar: Uma Questão de Sobrevivência

Em vários outros posts tenho comentado sempre sobre a falta de criatividade no jogo ou até mesmo desleixo mas nunca sugeri nada a respeito, então neste post resolvi fazê-lo!
Jogo já a algum tempo desde antes da versão Nova Era (que aliás de nova só o nome mesmo), era um pouco mais difícil naquela época, até para os itens que se levava para o combate pagava-se moedas de ouro logo era necessário se administrar bem ou corria-se o risco de não usar algumas skills do ferreiro...
Desde a versão Nova Era as únicas diferenças que vejo são facilidades e mais facilidades, tanto para upar itens como o próprio personagem, chega-se ao absurdo conseguir level 20 em apenas 2 dias...

Falando por mim e não por outros, prefiro jogos que contenham inúmeras opções de up e variedades de itens, jogos que sejam difíceis de evoluir e que ofereçam o desafio do pensamento. Entendo perfeitamente que as promoções tenham que gerar capital mas nada impede que o jogo tenha suas complexidades.
Vou sugestionar algumas coisas que poderiam melhorar AO MEU VER o jogo:

Combate de Sociedades (GvG)

Quantas vezes esperando por um combate de GvG os adversários apresentados possuem um diferença absurda de FC? Em certos casos o jogador mais forte abandona a tela deixando que seu parceiro termine o serviço pois sabe que não haverá desafio ali. Quem perde com isso? O jogador de level baixo? SIM, pois muitas vezes morre sem ao menos dar um tiro, não pega a premiação de cartas e recebe o "bônus" (RIDÍCULO!) de 200 pontos de experiência... -_- Mas as sociedades de level menor sofrem mais ainda pois evoluem a ritmo de tartaruga com caimbrã e muitas vezes vão a falência, o que também causa a troca constante de sociedades pelos jogadores. E não venham me dizer que existem outros servers porquê em determinado momento haverá a diferença quer queira quer não.

Tá difícil? Vai upar manolo! ;D
A sugestão neste caso: Em combates de sociedades a diferença entre os jogadores não deveria ser maior que 1.000 de FC. Ex: se dois jogadores têm somados 30.000 de FC os adversários não podem possuir mais que 32.000 e menos que 28.000 de FC. Este é só um exemplo a diferença poderia ser maior um pouco, que seja! mas um balanceamento no combate se faz necessário.

Itens de Jogo

Comecemos pelas benditas pérolas! A partir de certo level do jogador e tempo de funcionamento do server NÃO há mais o que fazer com tantas pérolas, essas coisas imbecis não servem de nada pois de tantas que há no jogo poucas tem serventia. Algo "engraçado" que notei no decorrer de minha humilde experiência, quando há premiações de pérolas em que se tem que abrir para ver qual ganhou, vejo várias vezes: fulano abriu pérola 4 de sorte, super pérola 3 de agilidade, ataque e blábláblá... pouquíssimas vezes consegue-se uma Armadura ou Dano (atributos) que são as mais caras e usadas no jogo, MAS se na abertura elas são aleatórias porquê então cargas d'água quase não se veêm essas pérolas? Ou seja, estamos sendo lesados pois deveriamos ter a mesma chance de conseguí-las pois em nenhum lugar se diz que uma nível 4 Dano é melhor ou rara em relação a uma nível 4 sorte... Mas esse é assunto para outro post.

Sugestão: A inserção de novas pérolas com novas habilidades mudaria o rumo do jogo. Ex: Se houvesse uma pérola de nome "Reflexão ou Refletir" que o ataque todo ou parcial (prefiro todo senão fica muito próxima de Rouba Energia) voltasse diretamente para o oponente? Ou uma pérola chamada "Teleporte ou Transporte" que no momento que fosse atingido por determinado dano o jogador desaparecesse e aparecesse em outro lugar da tela? O que estou propondo aqui seria que com a inserção de novas pérolas TOP promovendo jogadores com estilos diferentes e mesmo havendo diferença de leveis uma partida nunca estaria 100% ganha.

Saindo das pérolas e entrando em outros itens, como a roupa por exemplo, a única coisa que se pode fazer é aumentar os atributos dela, mas e se ela tivesse uma habilidade específica? Algo como sugerido nas pérolas? Imagine se pudessemos colocar algo a mais por meio de fusão ou sorteio e ficasse algo como: Roupa de Defesa ou Roupa de Reflexão (indo no rumo das idéias citadas acima) e estou falando só das roupas mas os outros itens também ganhariam habilidades.

Penalidades

Todo bom jogo de RPG para se ter uma determinada habilidade perde-se outra ou deixa-a mais fraca a ponto de ser inútil ou ainda sofre-se penalidades ou redutores. É absurdo que algumas armas possuam 3 pontos fortes em um jogo que só tem 4 atributos. Tá eu sei, se o fulano coloca muito dano ele tem defesa baixa e blábláblá mais ainda assim a defesa dele está lá, não há nenhuma penalidade ou redução pelo uso abusivo de certo atributo afora que Agilidade só serve para Delays (que nunca vem quando se precisa deles) ou aumento mínimo de energia e Sorte fica como atributo inútil.

Acho que deu para entender o "fio da meada", eu poderia escrever muito mais sobre isso mas somente esses exemplos práticos já me bastam. Enquanto não se pensar em mudar o jogo pela criatividade e não só pelo dinheiro o resultado será sempre a venda das contas ou desistências delas pois ninguém fica muito tempo em um jogo que não oferece novidades (muito menos essa molecada hiperativa de hoje em dia).
O jogo não é nosso por assim dizer, alguém é o dono, mas sem nós eles nada podem... Um jogo que chega a nível de disputa internacional deveria ter um cuidado melhor.

Fica aí no esquecimento mais uma vez meus pensamentos aleatórios e loucos... =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário