sexta-feira, 11 de maio de 2012

Entrevista com Moderadores

Opa! beleza aí povo?! Então, seguindo... Elaborei nesse post uma mini-entrevista com os moderadores do meu server (25). Vejo constantemente xingamentos e desrespeito a eles e a maioria nem mesmo sabe o quê fazem ou o quê podem fazer. A você que quer um cargo no jogo pois deseja colaborar com o andamento da coisa toda também será esclarecido como fazê-lo. Leia com atenção pois elucida muito sobre o jogo.

Perguntas pessoais:

1 - Quais seus nick no jogo? 

Meu Chriis☠Tavares e ele Gil.Tavares

2 - Porquê decidiu virar GM? 

Então... estamos dois patamares abaixo de GM's, somos reles moderadores =P A Staff daqui é composta pelos GM's (que são chineses), os Globais, os moderadores, estagiários, ajudantes e derivados... Foi uma oportunidade que surgiu durante a junção dos servidores, o 25 estava sem ninguém no cargo e Gilberto já era Moderador do 26, ele viu que eu preenchia os requisitos e me deu as coordenadas do que fazer e com quem falar, na época o fórum do DDTBR passava por uma mudança, tinha acabado de ser repaginado e tals... tem uns 6 meses isso já.

(OBS: mesmo eu conhecendo a Chriis e o Gil não sabia ao certo qual era o cargo deles.)

3 - Como você se sente em relação a falta de respeito dos jogadores para com os Moderadores? 

Bom, tentamos ser imparciais, e levar em conta a faixa etária da maioria da galerinha.. é como se as ofensas batessem num enooooooorme paredão feito com meu desprezo e voltassem. Às vezes incomoda muito, pessoas que acham que somos únicos responsáveis pelas mudanças ou erros no jogo, ou que não fazem  questão de ao menos se informarem do que estão reclamando são as que mais cometem esse tipo de erro. Os que nunca falaram comigo e já chegam me chamando de 'vadia', 'fdp' eu ignoro, n faz diferença. Aqui na 'interwebs' é muito fácil qualquer um querer ser o valentão, o encrenqueiro, o fodão... tanto é que nunca consegui com que alguém fizesse isso pelo skype, só usam o chat do jogo para ofensas, queria ouvir e poder responder à altura certas coisas kkkkkkkkk

Perguntas sobre o jogo:

1 - Qual ou quais as funções de um Moderador?

Como moderadores temos obrigação de responder ao 'Reportar Problemas', aquele botão do jogo que maioria usa para brincar não é levado tão a sério pela Elex... Responder aos grupos relacionados aos servidores na página da 337 e o fórum, ferramenta mais usada para a comunicação entre nós e os demais players. Relatamos bugs diretamente à GM, esclarecemos dúvidas, mas é impossível prestar suporte pelo jogo, por isso insistimos tanto para  que o pessoal faça uso do fórum. Não somos obrigados a responder pm's em jogo, mas mesmo assim as dúvidas que chegam até mim procuro esclarecer da maneira mais breve possível, pq às vezes são tantas mensagens que é difícil filtrar o que tem importância ou não.

2 - Até onde vai a autoridade de um GM ou o que ele pode fazer?

A GM no caso é onipotente, tem contato direto com a equipe de suporte, equipe de técnicos, designers etc. Já a autoridade dos moderadores começa onde o bom senso dos players termina. Racismo, em geral, ofensas muito pesadas, contas roubadas temos por obrigação dar um basta nisso. Alertar, dar dicas, e ficar de olho no jogo para que as coisas não saiam do controle.

3 - Quais outros cargos de hierarquia existem também para jogadores além de GM?

Vamos ver da seguinte forma - Atualmente temos a GM Coco (staff chinesa, não temos um GM brasileiro e isso atravanca muito o trabalho de todos), temos os Globais DragonSkyX, Proweb, Darkinho e Gabbs no comando do restante da  equipe que é formada por Moderadores, Estagiários e Ajudantes nessa ordem. Temos os colaboradores no fórum, que ajudam esclarecendo dúvidas nas áreas além dos 'Problemas por Servidor'.

4 - Como funciona o sistema de recebimento de reclamações e como se chama esse sistema?

O maldito botão 'Reportar Problemas'... Os jogadores fazem um péssimo uso dele, não colocando título, não esclarecendo o que acontece. Na página temos a seção de servidores, cada uma com aproximadamente 1200 páginas de players level 18- pedindo dom, dizendo que foram roubados, que querem cupons, xingando nossa mãe. Separamos as respostas por nível de VIP do jogador e relevância do problema, caso seja opinião selecionamos como feedback. Mas de tudo que recebemos atualmente 90% são gracinhas e ofensas.

5 - Quando e como abrem-se cargos para jogadores que querem participar ativamente? 

Temos a área do 'Recrutamento' no fórum: http://forum.ddtankbr.com.br/forum/viewforum.php?f=72  Por lá os jogadores tem acesso e podem se inscrever para as vagas em aberto. Há vários buracos na equipe, vejo moderadores dando conta de 3 a 4 servidores, é complicado... Conforme vão abrindo servidores novos alguns costumam migrar deixando a vaga do antigo em aberto para recrutamento também, por isso é importante estar atento e ativo no fórum.

6 - O que é necessário para ocupar um cargo de GM ou outro existente?

Os requisitos são: 16 anos +, inglês básico (português avançado kkk), disponibilidade, ter sido moderador ou GM em outros jogos (experiência conta pontos), habilidades em geral que os Globais testam quando alguém é escolhido no recrutamento.

7 - Se alguém quiser contato com a administração do jogo, como fazê-lo?

Já nos escolhem com o intuito que isso não aconteça xD. Mas caso o problema seja realmente muuuuito grave e o moderador(a) não consiga resposta os players podem enviar um email para support@elex-tech.com, em inglês, com o máximo de detalhes da conta (Nick, Login, Servidor, Jogo, Email cadastrado, Problema). A equipe que responde aos nossos tickets é a mesma que cuida dessa área, então o email é a forma que os jogadores tem de fazer contato direto com eles.

8 - Sendo GM você tem algum previlégio ou ganha algo no jogo?

Privilégio como player nenhum, nossas contas na visão dos Admins são apenas para testar instâncias e combates. Mas como somos players normais e não pagam em $ recebemos o terno exclusivo da Staff (que é baseado no anime Viewtiful Joe) Super-Homem V ou Super-Mulher, 30 grandes alto-falantes mensais e uma quantia em cupons e itens estipulados pela GM, baseado no trabalho de todos. É algo voluntário mesmo, não adianta entrar para a equipe visando lucros que n existem de fato, tanto que em conta de moderação é quase que impossível conseguir jogar.

9 - O que você diria para alguém que quer ser GM ou ocupar outro cargo também? 

Seja perseverante, não se deixe levar por críticas negativas de quem não te conhece (no caso de quem entra para a equipe é a parte mais chata de lidar, pessoas despeitadas ou com raivinha por n serem escolhidas e n preencherem os requisitos). Críticas construtivas ouça e trabalhe em cima do que pode melhorar, elogios retenha para si. Confie apenas em vc mesmo e tenha muita disposição e paciência... (rs) Quando ouvir um 'Muito Obrigado' de alguém vc ajudou vai valer  a pena todo o esforço, e se faz questão mesmo isso vai te motivar a continuar.

10 - Quais são as punições dentro do jogo? E quem decide isso, o GM ou outra pessoa?

Somos nós moderadores, baseados nos Termos de Serviço e na tabela a seguir (ver
http://forum.ddtankbr.com.br/forum/viewtopic.php?f=44&t=395) tópico do DragonSkyX.

11 - O que dentro do jogo é passível de punição?

Palavras de baixo calão em alto falantes, sites falsos de cupons, racismo de qualquer espécie. Se o moderador estiver presente vai se encarregar disso ou se o jogador printar e postar no fórum, levamos em consideração a tabela e decidimos a punição de acordo com o que nos é passado. 

12 - Em caso de problemas com o jogo qual ação é recomendada?

Sempre avisamos para não confiarem em ninguém. Ninguém da Staff vai precisar de suas senhas para prestar qualquer tipo de suporte, não passe seus dados a terceiros. Evite compartilhar contas, negociar, pq nesses casos a Elex lava as mãos e a Staff não se responsabiliza. Caso o jogador note algum erro/bug/problema em sua conta deve se dirigir à página do fórum http://forum.ddtankbr.com.br/forum/viewforum.php?f=28 e postar o acontecido, se necessário me enviar os dados básicos (Nick, Login, Servidor, Email, Prints, etc e tals) por mensagem privada no fórum, ou postar tudo de uma vez. Os jogadores podem também postar sugestões para o jogo, boas idéias são sempre bem vindas e repassamos tudo.

Queremos elogiar a iniciativa do mentor do blog e agradecer a oportunidade de falar um pouco sobre o falso mito da moderação '-'

Ass: Christiane&Gilberto =P

DiimiitriuS: Sou eu quem tem a agradecer ao dois pela disposição de tempo e paciência por responder a todas minhas perguntas as quais sei que muitas vezes são abrigados a respondê-las diária e repetitivamente. Meu blog não tem fins lucrativos, faço simplesmente pelo prazer de colaborar e também de poder expressar minhas idéias. Mais uma vez um muito e grande obrigado pelo apoio, espero muito que esse post seja repassado a muitos players e que os mesmo melhorem suas atitudes em relação ao jogo e que passem a pensar que do outro lado, seja quem for, moderador, GM e afins ou não, sempre existe uma pessoa que também tem suas obrigações e seus problemas.

(Feliz da vida =D)

11 comentários:

  1. Perguntas mto bem elaboradas e respostas q tiram as duvidas qto ao papel do moderador no jogo, parabéns Marido pelas perguntas e um salve a Cris e ao Gil Tavares por cuidar do server na medida do possivel =D. #vida de moderador num é facil ^^

    ResponderExcluir
  2. A idéia é essa, diversão+informação, e nesse caso quanto mais melhor. Obg esposa pelo sempre apoio ^^

    ResponderExcluir
  3. gostei tbm maninho, bem elaboradas e bem respondidas.

    ResponderExcluir
  4. Li a entrevista. Ficou bacana. Vou repassar pro pessoal da Myths!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito também, como sempre meu irmão CDF se superando... Valeu por tirar as dúvidas Chriis☠Tavares e Gil.Tavaress ^^ Abraços.

    TamiUzumaki

    ResponderExcluir
  6. CDF é a B#$@T*&A!!!! kkkkkkkkkkk obg (eu acho... -_-)

    ResponderExcluir
  7. Tenho 15 anos kkkkkk mas queria ser GM do ddtank sou nvl 35 96% de vitórias jogo desde 2010 falo ingles e português (''avançado '')kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, vale a tentativa, eles podem analisar seu histórico de jogo e talvez abrir uma excessão, entre em contato e veja o que consegue, não custa tentar =)

      Excluir
  8. Estou com teste...o que tenho que fazer ?

    ResponderExcluir