quinta-feira, 29 de março de 2012

Entendendo o DELAY (ou tentando...)

Pesquisando na internet sobre delay, encontrei algumas poucas matérias sobre o mesmo, algumas diziam que é somente usar menos força que um oponente, outras que através de um tiro limpo (sem dano algum) consegue-se o delay, sugeriram armas com agilidade maior e houve até mesmo quem afirmou que é um bug do jogo (º_º').

Opções Dano
Todas essas informações contém um pouco de verdade mas ainda assim estão incompletas. O delay depende da quantidade de dano usado, da agilidade da arma, da agilidade geral (habilidade particular de cada um) e da energia gasta para andar ou usar algum item, informação essa última que todos pareceram ignorar.

Uma última informação a qual não sei dizer se está totalmente certa: parece-me que o delay também depende do dano infligido no oponente, ou seja, se você não acertou o oponente e ele tentar delay há possibilidade de falha, infelizmente não tenho como confirmar isso, mas já presenciei um jogador atirando com força total mais POW errando o tiro e seu oponente tentando delay sem sucesso (e posteriormente houve xingamentos a torto e a direita lógico =D)

Tentando entender: o maior fator de influência sobre o delay é sim a arma, mas há em segundo lugar o level do jogador que dirá o quanto de agilidade ele terá, quando a diferença é muito pequena entre players o delay tende para a agilidade maior e é dessa forma que é decidido quem começa a partida, pela agilidade de cada um.

Atributos Relacionados ao Delay
Outra informação importante é que, se você andar ou usar por exemplo uma vida de 500 pontos, gastando toda (ou quase) energia e der tiro limpo corre-se o risco (85~95% de chance) de perder o delay e nesse caso o fator crucial será a agilidade (usando algum item é praticamente certeza que você perderá o delay a menos que sua agilidade seja muito alta e mesmo assim dependerá do quanto o adversário usou no turno dele).

Estaria tudo lindo e de acordo se fossem somente esses dados mas o jogo parece sofrer de um bug (irritantemente antigo) que não há como previr ou entender, as vezes faz-se tudo como manda a regra e o delay ainda assim não vem, é o que os jogadores chamam de "roubo, mentira etc". Mas se nessa circunstância o jogador ganhou um delay a qual não deveria, caso ele tente um delay simples (como voar sem mais nenhum item) ele provavelmente será roubado equilibrando a partida.

Pontos de vista:

Todos (ou quase) usam o tiro limpo no primeiro turno, mas use a cabeça, se você for o último a atirar (e principalmente se tiver certeza de que vai acertar o tiro) use força total porque ainda na sequência e de qualquer forma ainda será o último a atirar e acertando o oponente, bye-bye ângulo xD.

Novas Skills - Treino e Prática
Há agora outro fator pra influênciar o delay, a nova habilidade, "Treino & Prática" onde pode-se aumentar o nível de atributo pessoal, ainda não vi ninguém que aumentasse a habilidade agilidade, mas combos ainda são pouco explorados nesse jogo devido a falta de informações acerca do mesmo mas vale pensar a respeito.^^

7 comentários:

  1. valeu cara,tirou uma dúvida gigante

    ResponderExcluir
  2. Ei man, gosto muito do seu blog, está de parabéns. Eu sou lá do s27, e gosto muito de agilidade, tanto que sou full super agilidade 4 e também quero entender completamente como funciona o delay, se existe algum cálculo ou algo do tipo para prevê-lo. Percebi que a agilidade não determina definitivamente quem começa a partida, foram poucas vezes, mas já vi um jogador com menos agilidade começar primeiro que o outro, e uma dessas vezes, eu vi a agilidade e o ataque desses dois jogadores, o que começou, tinha 537 de agilidade e 800 de ataque e o outro tinha 542 de agilidade e 850 de ataque, então percebi que mesmo o que começou ter menos agilidade que o outro, ele também tinha menos ataque. Ataque e agilidade estão relacionados e muito com o delay, o dano nem tanto assim, mas acho que isso é entre o ataque e agilidade, é essa minha opinião. Espero que ter contribuído õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Opa, de prima obg por colaborar com o conteúdo do blog, o povo fica meio assim de comentar, vai entender -_-
      Sobre tudo que fiz no blog, foi por experiência, infelizmente o jogo não fornece meios de cálculos ou qualquer outros tipo de consulta.
      No caso que você citou, o jogador com maior ataque tinha uma pequena diferença na agilidade e provavelmente era 1 ou 2 leveis mais alto que o oponente, qdo a diferença entre atributos é pequena, creio que o próximo item que define quem faz o que seja o level.
      Mais uma vez obg por ajudar e por consultar o blog, nunca tive intenção de ganhar nada com ele, apenas montar uma base (razoavelmente) confiável principalmente para quem está começando. TKs - Diimiitriius.

      Excluir
    3. Eu jogo lá no s27, meu nick é Pudge®. Tenho 2056 de agilidade atualmente. Tu citou no post que o delay depende do dano infligido no adversário, eu acho que na verdade é o dano que tu pode infligir no mesmo. E citou que teve esse caso do jogador usar força total e pow e mesmo assim o adversário não conseguiu delay, eu acho que o delay depende também do que você usou antes, creio que seja uma equação, que vai somando e somando, dependendo do que você use ao decorrer da batalha, e por causa disso o outro jogador não conseguiu o delay. Não sei se o nível é um critério, creio que seja o ataque, na verdade, são muitas variáveis, é bem difícil mesmo kkk. Com a minha agilidade, eu consigo usar, por exemplo, o item (+2), sem o adversário pegar delay de mim, mas percebi que isso só funciona com quem tem menos de 1000 de agilidade mais ou menos, com quem eu tentava conseguiam delay de mim. Um dos problemas é descobrir essa tal "equação" para descobrirmos como funciona o delay, mas um outro problema é definir como os itens influenciam no delay também, como o life 500 por exemplo, eu sei que se o adversário usar, eu pego delay dele, mas apenas sei por experiência e não por um cálculo, e já era difícil definir o valor desses itens, e agora com o pet ficou mais difícil. Queria compartilhar mais coisa, mas vai dar um texto maior ainda kkkkkk. Por enquanto é só isso, espero ter ajudado. ^^

      Excluir
    4. Valeu mesmo a força cara, eu não tinha pensado dessa forma, mas se fossemos simplificar seria um cálculo base 100=100 que é a barra de energia que temos, algo do tipo o adversário usou 80% da energia e eu 70% logo eu teria o delay, mas sabemos por experiência que não funciona dessa forma infelizmente, eu já joguei Ragnarok Online e tb jogava RPG de mesa (vááários cálculos), pesquisei sobre outros jogos e tals mas nada é tão complexo quanto DDT e suporte é praticamente inexistente, no post apenas coloquei como vc mesmo disse:"a experiência de jogo" sem nenhuma base a mais...

      OBG +1x =)

      PS:desculpe a demora na resposta, esse comentário não apareceu (não sei pq) pra mim na caixa de entrada (ou deixei passar sem querer)... Gomen^^ E sempre que quiser partilhar algo sinta-se a vontade o blog é pra isso mesmo, pensa que tão poucos comentam ^^

      Excluir