domingo, 1 de abril de 2012

Desenhando seu personagem

  Este post ao contrário dos outros não tem cunho informativo e nem moral, é apenas por diversão, um simples passatempo ^^... Enfim, é para quem gosta de desenhar ou admira desenhos.

Vou estabebelecer passos que de preferência devem ser seguidos, mas isso depende da habilidade e compreensão de cada um. Mas como aviso, a arte de desenhar envolve paciência e força de vontade, um simples círculo pode se tornar um grandioso inimigo, por isso não desista, pratique várias vezes, procure outras fontes, adquira conhecimento e seja um desenhista você também =D

Imagem 1
O esboço (ou rascunho) deve ter ao final características semelhantes a da imagem 1, ou seja, deve-se ser capaz de reconhecer no desenho as partes definidas como cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés, quanto mais fácil estiver de entender o esboço melhor será o resultado final. Faça todos os traços o mais leve possível, quando for terminar o desenho, esse traços usados na marcação quase não serão visíveis.
A maioria dos desenhos corporais são medidos em cabeças, um personagem comum tem de 6 a 7 cabeças, enquanto um personagem estilo herói (fortão) como o Capitão América pode ter até 9 cabeças e um Hulk ainda mais. No caso do DDTank os personagens são estilo SD (Super Deformed).

Super deformed, ou apenas SD, é um estilo específico de caricatura japonesa onde os personagens são desenhados de uma forma exagerada, normalmente pequenos e "gordinhos", com membros menos detalhados e cabeças mais largas, para criar uma semelhança com pequenas crianças.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_deformed

Esse estilo de desenho não um número definido de cabeças variando muito do artista e da intenção. No nosso caso fiz com 2 cabeças e meia.

1º Passo

A cabeça, pode parecer parecer simples fazer um círculo mas não é, houve um período da minha minúscula vida em que dei aulas de desenho, sempre comecei pedindo aos alunos que desenhassem círculos, podem ser chatos de desenhar, enfadonhos na verdade, mas quanto melhor for o círculo feito melhor será a cordenação motora e assim como a facilidade de desenhar. Os traços em cruz representam o meio do rosto e a linha dos olhos para quem não fiquem desalinhados.


2º Passo

O tronco, no caso do SD é bem simples, imagine formas geométricas, como quadrados, retângulos, losângos, trapézios e etc, aplique o que for mais conveniente, não a regra específica. Quando fazia personagens de mangá (quadrinhos japoneses) ou comics (quadrinhos americanos), eu usava um oval na parte do peitoral e um trapézio para a parte abdominal, mas fica a critério, como foi dito acima, em SD's é mais simples e não há necessidade de seguir um regra de tamanho como quando se desenha corpos baseados em tamanho real. As linhas em cruz significam o meio do tronco e até onde vai o peitoral.

3º Passo

Para os braços, mãos, pernas e pés, abuse mais uma vez de formas geométricas, no caso de braços e pernas, tente imaginar como se fossem tubos semelhante a um pedaço de cano, isso irá melhorar sua percepção de profundidade, com o tempo começa-se usar o que for mais prático. Nos ombros e mãos usei formas ovais mas principalmente nas mãos há outras formas de desenhá-las, tudo depende da quantidade de detalhes e realismo que se pretende aplicar ao desenho. Nos pés não foi diferente, mais formas geométricas.


4º Passo em diante...

Definido o esboço, tendo certeza de que se está correto ou de agrado começam as próximas etapas : roupas, enfeites,boca, olhos, cabelos etc, existem uma enormidade de itens que podem ser usados, começe tentando reproduzir seu próprio personagem, use-o como base, observe bem o formato dos olhos, das sombraçelhas, da boca, o estilo do cabelo, quanto mais preciso você for nesses detalhes melhor ficará seu desenho.


5º Passo:

Acabamento, esse pode ser feito de várias formas, mas o desenho precisa estar definido pois erros nessa etapa, estando no papel, podem ser difíceis de corrigir. No modo tradicional a arte-final é feita com caneta preta do tipo nankim, que pode ser cara dependendo do modelo, eu costumava enganar com caneta esfereográfica modelo Compactor ponta fina (não se preocupe é tão ou mais barata que a famosa Bic), outras canetas esfereográficas falham em cima do lápis. A colorização pode ser feita como bem entender, lápis de cor, giz de cera, canetinha hidrocolor, vai da habilidade de cada um. Para quem tem certa afinidade com softwares de desenhos pode-se conseguir milagres, no Photoshop há uma técnica que pula a arte-final com caneta nankim ou outras, vou explicar rapidamente.


Abra o desenho ainda a lápis (o melhor definido possível) no Photoshop, cerifique-se que a imagem está no modo RGB, vá em contraste e aumente bastante, isso fará com que o é escuro fique mais escuro e vice-versa com o claro. Na aba canais (channel) -ao lado de layers- selecione os três canais (RGB) e delete-os, restará somente o contorno preto, faça uma nova camada embaixo em branco e divirta-se pintando! (Minha auto caricatura estilo mangá no alto e a direita foi feita dessa forma ^^). Pode paracer difícil mas é simples, depende apenas se você tem ou não afinidade com o software.

Considerações finais:

O desenho final ficou longe do que eu gostaria, fiz tudo no Corel Draw (programa de vetorização) e a tempos que não trabalho nele, logo, estou enferrujado, mas como exemplo de como fazer ficou razoável ou melhor, entendível o que era o objetivo inicial do post. Como dica geral, os primeiros desenhos não sairam como você espera, e na raiva pensará em desistir, mas tudo é paciência , prática e esforço. Assim que começar a entender como funciona tente outras posições paradas e em movimento. Procure informações de como desenhar em outros lugares, seja curioso, boa parte do que aprendi foi na raça e sozinho^^

Materias que recomendo:

Lápis HB ou 2B (são mais macis) borracha plástica (aquele borracha que tem um capa de plástico e que é um pouco mais dura =D) e folhas do tipo sulfite A4 (escolar). Quanto ao acabamento fica por conta de cada um, lembrando que a qualidade dos materias usados refletem no resultado, principalmente na coloração.

Valeussss !!!

PS: OMG!!!! o desenho final ficou ridículo !!! kkkkkkkkkkk (nunca fui bom com SD's ^^)

Nenhum comentário:

Postar um comentário