terça-feira, 27 de março de 2012

A Arte da Guerra

Para quem nunca leu a Arte da Guerra aí vai um breve resumo:

A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Gengis Khan, Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung.


Desde 1772 existem edições europeias (quatro traduções russas, uma alemã, cinco em inglês), apesar de serem consideradas insatisfatórias. A primeira edição ocidental tida como uma tradução fidedigna data de 1927.
A Arte da Guerra foi traduzido para o português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia (1995).
Apesar da antiguidade da obra, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e tão atual quanto A Arte da Guerra.
Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Arte_da_Guerra

Em minha pequena e breve experiência de vida tomei como exemplo diário esse livro, li-o algumas vezes, hora o todo, hora apenas passagens, mas é o que podemos chamar de "livro de cabeçeira". Estamos falando de um livro que que existe a muuuuito tempo e mesmo assim não deixou de ser atual, leia e veja por si só, mas lembre-se, imagine situações de seu dia-a-dia quando quiser aplicar os ensinamentos contidos no livro.

Mas ai você se pergunta: que raios esse livro tem a ver com DDTank?" e é aí que eu tento ilucidar o mundinho da dúvida.

Quantas vezes se ouve nesse jogo coisas como: "2x1? noob!" "tatu? noob!" "blábláblá... NOOB!" que são por muitas senão todas as vezes acusações não fundamentadas, o jogo me dá o direito de atirar quando puder e em quem eu quiser! Estratégia é tudo e não só habilidade de "full" e high level como alguns supõem. Dar um tatu significa tirar o ângulo do oponente, colocá-lo numa situação que o obrigue a perder um turno e por muitas vezes eliminá-lo rapidamente tirando-o da zona permitida do jogo. Efetuar o chamado 2x1 é acabar rapidamente com um dos oponentes para ter larga vantagem sobre o outro entre outras coisas. Imagine se numa das tantas guerras que a história presenciou um avião abatesse outro e voltasse para o angar esperando o próximo oponente, ou se um soldado após eliminar um oponente aguardasse que seus companheiros também o fizessem pressupondo que o inimigo fosse esperar ou fazer o mesmo (x1) '-'... Vendo por esse ponto chega a ser hilário para não dizer idiota!

Um grande amigo certa vez me disse duas ótimas frases para quem gosta de jogar online: "ODEIE O JOGO E NÃO O JOGADOR!" e "NÃO ME CULPE PELA SUA FRAQUEZA!"

Portanto jogador sei lá de onde, quando você for vítima de uma dessas situações e "achar" que está no direito de reclamar, reclame com sua mãe, pai, irmão, vizinho, cônjuge, e até mesmo com DEUS se julgar necessário! Mas poupe os olhos de outros de lerem suas obscenidades e falta de habilidade gramatical ou até mesmo desconecte-se do jogo e tome um ar para expairecer sua pequena linha de racíocinio. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário