quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Entendendo o FC - Força de Combate (ou tentando...)

YO!!!

A muito tempo atrás , tipo eras para mim -rsrs- fiz um post intitulado "Entendendo o DELAY (ou tentando...)" e agora resolvi fazer algo sobre o FC... Gogo então =)

O que é a Força de Combate ou FC abreviando (jogador abrevia tudo xD)? Pensando a respeito, e saibam que pensei muito, FC nada mais é que a soma dos números que dão ao jogador um aumento fixo nas habilidades, exemplificando: Ataque, Defesa, Armadura, Dano e e quantidade de pontos de Vida, ou seja, aquilo que é fixo e não muda, não decai nem nada por isso o aumento no FC. Mas essa soma tem um multiplicativo que ainda não entendi como funciona, certa vez tentei calcular com um personagem de level 1 até o level 5 e os números não colaboraram e acabei por desistir, talvez eu seja burro sei lá rsrs....

Mas em meus muitos pensamentos percebi uma coisa, algo que alguns players já optaram, mesmo que em minoria: o atributo Agilidade é constantemente deixado de lado, todos optam por Dano (de preferência) ou Armadura na falta de Dano, nunca Ataque, Defesa ou Agilidade, mas raciocina comigo, quando se fala em Agilidade, tem-se um aumento na barra de energia, em consequência, o Dano que pode ser adicionado ao combate também aumenta, jogadores que adicionam 1x+50%+20% ao equiparem um Kit ou um Trovão passam a adicionar 1x+50%+30% e isso é gradativo, se já pode-se (devido ao level) adicionar 30% ao final e troca-se por uma arma com mais Agilidade ganha-se mais 10%. Então porquê Agilidade não aumenta o FC? Simples, porque esse aumento na energia não é fixo, você pode optar por dar menos Dano em combate, como um tiro limpo esperando um Delay, é uma questão de escolha.

Não estou dizendo que Agilidade pode ser melhor ou não que outros atributos, mas sim que um jogador com mais Agilidade que a maioria pode ser tão efetivo em combate quanto qualquer outro e ainda pagar mais barato por isso (que sei ser um problema de muita gente), veja alguns motivos:

  1. Começar jogando primeiro, isso somado ao fato de ser um jogo em turnos e com habilidade suficiente para acertar o primeiro tiro pode te deixar em larga vantagem;
  2. Tendo uma Agilidade maior, ao ser congelado ao ser atingido por um debuff como Cansaço o tempo que se estará sujeito diminui;
  3. E por último, quando se joga com armas como Kit ou Trovão que tem uma taxa de crítico maior seja pela Sorte ou pelo número de tiros (POW triplo por exemplo) somado ao fato de poder adicionar mais Dano devido a mais energia pode ser perigoso em combate.

Quanto ao atributo Sorte ao meu ver deveria ter um buff, ganhar alguma coisa como foi o caso de algumas pérolas que agora também adicionam Vida ao usuário, não vejo vantagem em usá-lo ao contrário de Agilidade, "confiar na sorte" para tentar um crítico é complicado, talvez eu tente alguns testes agora que as pérolas podem ser trocadas a qualquer momento sem gastos e nem perdas mas isso é mais para frente.

Uma experiência particular que tive pouco antes da mudança no sistema de pérolas, dropei em instância um antiga pérola Dano Super nv.3, eu estava quase full Armadura -também Super nv.3- e resolvi trocar uma delas (Armadura por uma Dano, mesmo level), resultado: perdi 1k de FC...

Em clima de Natal ainda =)
A busca pelo FC é tão absurda que vi alguns players com Super Fogo e full Armadura, ou seja, em troca de um FC maior perde-se o rumo das coisas. Uma coisa que aprendi quando jogava RPG de mesa: Nunca faça uma personagem com todos atributos porque, embora você satisfaça seu desejo de ter uma pouco de cada habilidade, nunca será realmente bom em alguma coisa e sim mediano em tudo. O que quero dizer com isso tudo é que se você optar por jogar, como no exemplo acima, com Fogo, seja agressivo, vá para cima, coloque tudo em Dano, é matar ou morrer, e em outro exemplo, se jogar de Canhão, coloque full Armadura, tatuze a vontade, não deixe o inimigo ter ângulo nunca e mesmo que demore, vença! Estilo de jogo é tudo^^

Enfim, não estou dizendo a ninguém o que fazer ou o que é melhor, também em hipótese alguma estou mal dizendo algum player em particular, isso nunca,  estou somente sugerindo novas formas de pensar e jogar do meu (minúsculo) ponto de vista...

Diimiitriius s25 queimando os poucos neurônios...

PS: FELIZ NATAL - COM 1 DIA DE ATRASO MAS NÃO MENOS SINCERO - A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG E PARA QUE NÃO ACOMPANHA TAMBÉM AFINAL, TODOS MERECEM =)

8 comentários:

  1. =P Valeu mano, usar a cuca normalmente é a melhor tática para a vitória. xD

    TamiUzumaki S25

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  2. cálculos me dão dor de cabeça......kkkkkkkk está fora da minha capacidade tentar compreender esse jogo.

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    1. Todos somos noob em algum momento amigo, noob não quer dizer ruim e sim novato, fica sussa que um dia cê fica bom^^

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. cara vc disse mta coisa, mas me responde uma coisa, oque é melhor full dano ou full atk ?
    OBS: não ligo pra FC, só quero ter um atk absurdo e sair do "padrão".

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    1. Olá Thiago! Esse jogo sempre foi bem complicado de entender por não haver suporte em português, somente a tradução (com erros) e o sistema que de compras que funcionava muito bem. Por conta disso, sempre ficou a cargo dos jogadores descobrir o que era mais eficiente, e na época nunca entendi ao certo a diferença entre dano e ataque, mas a grande maioria, quando se falava em ataque "absurdo" - como você mesmo disse - optava por Dano.
      Sair do padrão nesse jogo não é uma boa, porque você pode perder itens bons se for testar algo e tudo é caro, logo, recomendo que consulte jogadores mais experientes, veja vídeos, analise o que seus adversários estão usando etc.
      Bem, é o máximo que posso fazer por ti, afinal, parei de jogar a um tempão... boa sorte!

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