terça-feira, 24 de abril de 2012

Sociedades...

Como todos sabem no DDTank temos nossas sociedades também chamadas de Guild no inglês ou Guilda em português, tanto faz... Em termos de significado há uma enorme diferença, vejamos quais são:

Sociedade

Em sociologia, uma sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade

Guilda

As guildas, corporações artesanais ou corporações de ofício, eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe . Ocorreram na Europa, durante a Idade Média e mesmo após. Cada cidade tinha sua própria corporação de ofício. Essas corporações tinham como finalidade proteger seus integrantes.

Subdivisão; conceito atual:

Jogos: No mundo do MMORPG e do RPG, o conceito de guilda é o mesmo, como no jogo RuneScape, onde há guilda dos artesãos, dos cozinheiros, etc.
Vida real: Várias "sociedades anônimas" usam o termo guilda para definir o local de encontros dos associados, tais como clubes ou ONGs.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilda

Nossas sociedades em DDTank pouco tem a ver com qualquer um dos dois conceitos, porquê? Simples, não se entra em um sociedade no jogo por similaridade de gostos, própositos ou afins, poucos tem fidelidade com a mesma, migrando de uma para outra sempre que for conveniente (geralmente para evitar GVG com players de maior level rsrs).
Os motivos são vários e visíveis a começar pelos donos das mesmas, vou exemplificar, existe um diferença absurda entre dono e líder. O dono é somente dono, ou seja, é meu e faço o que bem entender, essa má conduta estressa o jogador, e faz com que ele não tenha qualquer fidelidade à sociedade, quantas vezes você tenta falar com o dono e ele não responde? Quanto ao líder, esse sim se preocupa com os associados, promove sempre que possível o bem estar na "soci", responde os PM's, está sempre em contato com o "povão". É o mesmo princípio da política, ninguém vota em um candidato só pela foto do indivíduo, ele oferece bem-feitorias, projetos, faz promessas (mesmo que vazias '-'), ou seja, não há como pedir sem estar preparado para dar.

Quem é você na sociedade? =D

Como exemplo eu gostaria de citar meu amigo MuRTa, atualmente DONO e LÍDER de uma sociedade: a Myths, ele está sempre no chat, conversa com todos, recentemente fez um sistema de premiação se não me engano semanal para quem conseguisse a maior contribuição, em caso de ausência prolongada do membro ele tenta por meio de outros o contato tentando saber o porquê da mesma e avisa sobre a possível expulsão, enfim, não há do que reclamar. 
Em outras sociedades em que estive, a única coisa que recebi da mesma foram recados (e-mails) com proibições e mais proibições as vezes sem nem mesmo um obrigado. 
Algumas pessoas por serem donas e somado ao fato do contato ser estritamente on-line se tornam verdadeiras ditadoras dando atenção apenas aos membros mais fortes e as vezes nem isso. Em outros posts já fiz mensão sobre a estrutura psicológica de certos indivíduos mas ainda assim reforçando: isso (do meu pontinho minúsculo de vista) é um reflexo de uma vida a qual não se tem o que se deseja e infelizmente o jogo acaba virando uma válvula de escape...
Agora pergunto: é você também um Adolf Hitler virtual? pense nisso^^

Mais uma vez fica aqui minha linha de raciocínio sobre o jogo e um grande abraço ao meu amigo MuRta até agora o melhor Líder que já vi no server 25... Fuis!!!

4 comentários:

  1. Dizer a verdade normalmente ofende a maioria, neste caso concordo plenamente com a postura do MuRta mesmo eu particularmente não o conhecendo, em fim fica meu parabéns, e MuRta aceita mais um aí na soci? hauhauhauhauhau... Abraços,.

    TamiUzumaki xD

    ResponderExcluir
  2. Verdades são difícis de enfrentar, neste caso que cada um pegue sua parte e pense a respeito, ou não kkkkkkk

    Obg mana^^

    ResponderExcluir
  3. Saudades de vocês, após 3 anos estou lendo., me adicionem no face Neto Murta. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá add Murta! E em breve, se tudo der certo, estarei voltando com um outro projeto voltado para animes! Eu aviso qdo estiver pronto!

      Excluir