quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Significados, Simbologia e Curiosidades... (Part6)...

YO!!!

E lá vamos nós novamente na já consolidada série do blog a qual nunca imaginei que renderia taaaanto assunto... Dessa vez o foco é mais curiosidade que simbologia e significado, mas tá valendo, então acompanha comigo...

Parando para pensar, DDTank é o inverso de outros jogos, ao passo que outros jogos optam por criar novos universos, nomes e poderes, nosso querido (e bugado) game de internet prefere fazer homenagens a países e eventos pelo mundo afora. Também somos obrigados a usar equipamentos associados a coisas cotidianas como um cesto de frutas ou um carro! (oO).

Olhando mais atentamente as telas é possível ver várias homenagens a locais, países e lendas. As músicas ao fundo muitas vezes também são tiradas de coisas que conhecemos, por exemplo, há uma tela chamada Idade do Gelo (se não me engano), que a músiquinha de fundo é da Pequena Sereia (-_-), essa mesma que você pensou, a adaptação da Disney...

Aí a bonita árvore (cerejeira??) chinesa...
A tela "Árvore de Xianju" me chamou bastante a atenção principalmente por não saber nada a respeito, então como de costume fui à pesquisa. De início não achei nada muito relevante, apenas que Xianju é um distrito ao leste da China na província de Zhejiang, já estava desistindo quando achei um site que cita esse distrito como "a cidade de ofícios de madeira na China". Não achei nada mais relevante, mas imagino que seja uma espécie de homenagem a cidade ou um lembrete ou uma advertência sei lá....

Referente ao Japão há uma imagem do famoso Monte Fuji. Se você nunca ouviu falar -coisa que eu duvido- aí vai uma breve palha sobre:

Imagem do jogo do poderoso Monte Fuji.
O Monte Fuji (em japonês 富士山 Fuji-san) é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o Japão. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção.
O monte Fuji localiza-se a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.
O monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo frequentemente retratado em obras de arte e fotografias e recebendo muitas visitas de alpinistas e turistas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Fuji

Ruina do Templo. Por que esse nome se tá inteirão?
Há também citações do que imagino serem templos astecas, pesquisei sobre e descobri que há vários templos e cada um tem seu próprio nome. A estrutura das imagens dos templos bate com o desenho da tela. Como não achei nada em específico vai uma breve explicação sobre os antigos mexicanos:

Os astecas (1325 até 1521; a forma azteca também é usada) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astecas

Ainda na linha países, houve uma das telas não pude deixar passar. Vi grandes rostos ao fundo da tela de estátuas que nem me lembro onde ter visto, mas sabia que existiam, e como todo bom curioso fui caçar o que eram e de onde. Descobri que os grandões se chamam Moai e ficam localizados na Ilha da Pascoa que é um dos locais habitados mais isolados do mundo!

O nome da tela é Vigia Milenar. Grandes não?
Moai é o nome que designa as mais de 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile. Construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.
Os moais, cujas cabeças ostentam "pukaos" - cilindros de pedra vermelha pesando até doze toneladas, possivelmente representando um cocar de penas vermelhas - representam, de modo estilizado, um torso humano masculino de orelhas longas, sem pernas. Em sua maioria, medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas. A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.
Segundo a teoria mais aceita sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapanui", como uma homenagem aos líderes mortos, o que explicaria o fato de estarem todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moai

Falando agora de lendas, separei duas imagens a respeito, a primeira é de Atlântida, a lendária cidade submersa.

Atlântida ou Atlantis (em grego, Ἀτλαντίς - "filha de Atlas") é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".
Atlântida é o nome mesmo da tela...
Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/atlântida

Espartaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!.
Já a segunda imagem faz menção a Grécia antiga e ao espartanos, quem já não assistiu ou ouviu falar sobre os "300 de Esparta"? A tela trás ao fundo um espartano empunhando uma lança e um escudo enquanto nos "degladiamos" em cima de pilares de sustentação de templos gregos.

Esparta (em grego Σπάρτη, transl. em grego moderno Spárti, em grego antigo, Spártē) é um município da Grécia, situada nas margens do rio Eurotas, no sudeste da região do Peloponeso. Foi uma das mais notórias cidades-estado da Grécia Antiga; conquistou a vizinha Messénia cerca do ano 700 a.C. e, duzentos anos mais tarde, coligou-se a seus outros vizinhos, formando a Liga do Peloponeso. Na Guerra do Peloponeso, no século V a.C., Esparta derrotou Atenas e passou virtualmente a governar toda a Grécia, mas em 371 a.C. os outros estados revoltaram-se e Esparta foi derrubada, apesar de manter-se poderosa ainda durante mais duzentos anos.

E na mitologia:

Segundo os espartanos, o primeiro habitante da região se chamava Lélex. Seu neto, Eurotas deu origem ao rio Eurotas ao dragar os pântanos da Lacônia.
Eurotas foi sucedido por Lacedemon, casado com Esparta. Lacedemon mudou o nome da região para o seu e fundou a cidade de Esparta - de modo que na época clássica os espartanos também eram chamados de lacedemônios.
Várias gerações depois, Héracles interveio em Esparta, reinstalando o rei Tíndaro, que havia sido deposto por seu irmão Hipocoonte.
Durante as invasões dóricas, Esparta foi conquistada, e a diarquia de Esparta começa com os irmãos gêmeos Eurístenes e Procles.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Esparta

Eu poderia ficar aqui com palavras e mais palavras e ainda teria o que escrever. A ideia é mostrar as coisas que passam despercebidas durante o jogo. Uma rápida olhadela e veja quanta coisa fica para trás! Esse é só um exemplo para que ninguém diga que jogos não ensinam nada, o conhecimento taí, é só enxergar com cuidado...
OBS: Todas as citações são apenas pedaços do total, se quiser saber mais clique nos links e continue lendo...

Haviam ainda muitas telas com muito mais significados, mas como eu disse, a ideia é só acordar a galera para quanta informação temos no jogo. Tirei os prints com os nomes das telas (estão pequenos para não prolongar mais o post, é só clicar que ficam grandes =D) e se alguém tiver curiosidade em ver pessoalmente em carne e char que entre no salão de jogos, clique no nome de um amigo e selecione desafiar, escolha a tela e veja o quanto você sabe a respeito de lendas e países^^



Um grande obrigado ao meu amigo Naruto (conhecido como Psi, nome do primeiro char a qual nos conhecemos beeem antigamente no jogo) por ter me ajudado com os prints das telas e ter tido a paciência de entrar tela após tela. Valeu manolo, sabe que se precisar "tamo ae".

Diimiitriius querendo que seu livro saísse com tanta facilidade quanto os posts -_-

8 comentários:

  1. Nossa amorzinho qta informação legal.
    Gosti do post '-'

    ResponderExcluir
  2. Nossa nerdisse pura, adorei com certeza huahuahauhau... Amo esse tipo de coisa. O livro vai sair mano, muita fé. Fã número \1/

    TamiUzumaki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk nem vô comenta o nerdice kkk já o livro, espero que saia rsrs

      Excluir
  3. como sempre excepcional , parabéns pelo blog,acompanho já faz um tempo e to esperando o livro.sucesso em ambas as coisas.LMDFenix s95

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, nem sei o que dizer, obrigado nessas horas é pouco^^ mas bom, obrigado mesmo assim, o livro pode demorar um pouco, tenho meras 40 pág. (parei para dar uma revisada e pesquisar umas coisas) mas já estou começando a escrever denovo, vejamos no que dá rsrs vlwwsss

      Excluir